Mãe e Pai, EU quero minha LIBERDADE!!!

feet-349687__340

Um tema recorrente no Círculo de Meninas, trabalho que desenvolvo em grupo com meninas de 10 a 14 anos, é a questão da liberdade. “Meus pais não me deixam ir e voltar sozinha da escola… ir ao cinema, shopping com meus amigos… sair para dar uma voltinha na rua com meu cachorro… ir a padaria sozinha…” Elas se queixam muito com relação a isso!

Abordo com elas, para um início de reflexão, três pontos:

  • O que é liberdade para você?
  • O que faria se a tivesse?
  • Sente-se autoconfiante e segura para lidar com as situações adversas e responsabilidades que decorrem dela?

E, na maioria das vezes, elas a querem mas não possuem ideia do que é tê-la…

Iniciamos então uma jornada investigativa para compreensão do QUERER e PODER no sentido daquilo que podem bancar dessa liberdade e de seus limites. E no entendimento disso, conseguem travar um diálogo seguro com seus pais para que possam expressar essa liberdade que é individual, não aquela comparada com a liberdade que a amiga, ou amigo possuem, de forma que fique bom e confortável para ambos os lados.

E percebo movimentos maravilhosos!!! Elas florescem!

Algumas começam a irem e voltarem sozinhas da escola, outras levam os cachorrinhos para darem uma voltinha no quarteirão…

Mas a forma, distância, os limites não tolhem a sua expressão e sentem-se livres, dentro de suas possibilidades internas e externas para conquista-la aos poucos, com paciência, segurança e autoconfiança!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *