Como focar no lado positivo da relação neste momento tão desafiador para muitos casais?

Foto com dois corações juntos formados em um pedaço de fita vermelha que está em cima de um pedaço de madeira.
Um convite para trabalhar o relacionamento em tempos de pandemia.

Por Daniella Gonçalves


Tenho escutado casais com queixas ainda mais acentuadas sobre a relação neste período crítico e delicado em que vivemos.

Uma toalha molhada em cima da cama, que antes já incomodava, agora vira um problema ainda maior. E cabelos na escova de pentear ou na pia do banheiro? Imagine! Uma problemática daquelas que talvez nem Freud, o pai da psicanálise resolveria. 🙂 . Brincadeiras à parte, mas falando em brincar, como é possível relevar situações que podem ser resolvidas com mais leveza e priorizar as maiores?

A pandemia e o isolamento social estão trazendo a possibilidade de repensarmos os vários contextos da vida, macro e micro, nossa relação com o coletivo, natureza, consumo, trabalho, educação, família, amigos, conosco e com o outro que está bem perto e na nossa convivência cotidiana. 

Convivência essa que se torna mais desafiadora, pois é nela que depositamos mais exacerbadamente nossas projeções, faltas, expectativas, anseios e frustrações.

O próximo se torna alvo disso. Muitas vezes nos confundimos por não termos consciência daquilo que é meu, ou seja, para eu cuidar sozinho (a) e do outro (a) cuidar  comigo na relação. 

Acredito que, dentro daquilo que podemos cuidar sozinhos, é importante refletirmos em que ponto aquela ação do outro reflete em mim e se realmente vale a pena demandar tempo, energia, e provocar desgastes ainda maiores nesse momento. 

Como focar no positivo da relação (isso se há esses aspectos). Caso não haja, entramos em outras questões que não irei aprofundar neste texto.

Faça um exercício. Escreva em uma folha:

Apesar dele (a)……………………, e isso me………………………. ele (a)faz……………………………. e isso me faz  sentir………………………………. 

Vamos voltar aos exemplos da toalha molhada em cima da cama e dos cabelos na escova de pentear ou na pia do banheiro.

  • Apesar dele deixar a toalha molhada em cima da cama e isso me irritar, ele faz almoço aos domingos e isso faz com que eu me sinta cuidada.
  • Apesar dela deixar os cabelos na escova de pentear e na pia do banheiro e eu sentir raiva, ela me faz cafuné, acariciando meus cabelos de uma forma que me sinto amado, acolhido.

Dessa maneira, você terá mais compreensão do que deve focar e nutrir na relação. A escolha é sua. Espero que escolha focar no positivo e no que é potente da relação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *